Energia Solar

A Energia solar é a designação dada a qualquer tipo de captação de energia luminosa (e, em certo sentido, da energia térmica) proveniente do sol, e posterior transformação dessa energia captada em alguma forma utilizável pelo homem, seja diretamente para aquecimento de água ou ainda como energia eléctrica ou mecânica.

 

Energia solar fotovoltaica

 

Os sistemas fotovoltaicos são capazes de gerar energia elétrica através das chamadas células fotovoltaicas. As células fotovoltaicas são feitas de materiais capazes de transformar a radiação solar diretamente em energia elétrica através do chamado “efeito fotovoltaico”. Hoje, o material mais difundido para este uso é o silício. O efeito fotovoltaico acontece quando a luz solar, através de seus fótons, é absorvida pela célula fotovoltaica. A energia dos fótons da luz é transferida para os elétrons que então ganham a capacidade de movimentar-se. O movimento dos elétrons, por sua vez, gera a corrente elétrica. As células fotovoltaicas podem ser dispostas de diversas formas, sendo a mais utilizada a montagem de painéis ou módulos solares. As diferentes formas com que são montadas as células se prestam à adequação do uso, por um lado maximizando a eficiência e por outro se adequando às possibilidades ou necessidades arquitetônicas.

Sistemas de geração de energia 

Sistemas isolados (off-grid)

Os sistemas isolados são aqueles que não se integram a rede elétrica e geralmente são utilizados em locais remotos ou onde o custo de acesso a rede é maior que o custo do próprio sistema.

Sistemas conectados à rede (grid-tie)

Já os sistemas conectados à rede servem como fonte

geradora de energia elétrica, gerando energia durante o dia (remetendo a energia gerada à rede elétrica convencional ) e resgatando-a a noite para uso.

O modelo adotado no Brasil para esta geração de energia solar é o regime de compensação, ou seja, a geração de toda energia solar de um mês enviada à rede será compensada como desconto na conta de luz mensal do imóvel, restando à distribuidora de energia a cobrança somente do excedente utilizado de energia, ou ainda a geração de um crédito para utilização da energia futuramente (no mês seguinte por exemplo ) caso a geração solar seja maior que o próprio consumo do imóvel.

Banco de baterias

A solução do banco de baterias, tem como objetivo continuar disponibilizando energia elétrica nos casos de falta de sol e de energia elétrica da rede. No sistema off-grid, terá a função de disponibilizar energia elétrica na ausência do sol. Já no sistema grid-tie, terá como função disponibilizar energia elétrica, caso a rede elétrica externa caia e a geração de energia solar fotovoltaica não consiga atender a quantidade necessária de energia.

© NEW ENERGY 2018  Marca Registrada - Todos os direitos reservados

© 2018, OSRAM, SiTECO e Traxon Technologies - Propriedades de OSRAM  GmbH. - Todos os direitos reservados